terça-feira, 15 de novembro de 2016

Constelação Familiar: Psicoterapia Eficiente



MAIS VÍDEOS DE TERAPIAS ALTERNATIVAS http://goo.gl/7fYeiX

ESPIRITUALIDADE - https://goo.gl/ZFjAe6

Mistérios do Mundo Espiritual https://goo.gl/VKVi5f

Criada pelo filósofo Bert Hellinger, aTerapia Sistêmica Fenomenológica, mais conhecida por "Constelação Familiar", que é um métdo no qual a pessoa apresenta um assunto sobre sua famíliae o "Constelador" pede detalhes como morte, suicídio, doenças graves, assassinatos, casamentos. Com base nessas informações, solicita-se ao cliente que escolha entre outros membros do grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar membros do grupo familiar ou ele mesmo. Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho de forma a representar como o cliente sente que se apresentam as relações entre tais membros. Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das "ordens do amor" e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar.

A Terapia Sistêmica de Bert Hellinger considera que, no universo, não existe forma sem conteúdo. Assim, os familiares são dispostos em configuração espacial -de frente ou de costas para um determinado parente; em duplas; separados ou bem juntos-, e ali surge o conteúdo, percebido pelos escolhidos para a representação dos familiares. A partir desse conteúdo e dessa percepção, os representantes tem papel importante com o que acontece adiante.

Depois de solicitar aos representantes que relaxem e observem como estão se sentindo naquela posição, tanto individualmente quanto em relação às outras pessoas da família, o terapeuta pergunta a cada um deles o que está se passando. Cabe ao representante olhar com atenção para dentro de si e procurar responder com o máximo de clareza. As reações, muitas vezes, surpreendem até os próprios protagonistas. Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das "ordens do amor" e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar.

Os assuntos podem ser os mais diversos e a terapia é utilizada para traumas, fobias, medos, depressão. A "Consteladora"  Aienaione Maya fez o workshop na Rosa Mística e conversou com o Viver em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário